Tradução Para Português (Portuguese translation)

Rotina básica de lavagem

1. Detergente escolhido
2. Retire e enxágue as fezes
3. Ciclo de pré-lavagem, entre 1-2 dias e temperatura da água à 40-60°C
4. Ciclo de lavagem principal, entre 2-3 dias e temperatura da água à 40-60°C
5. Seque

Veja o índice de Detergents com os produtos recomendados e sugestões de quantidades.

Para informações mais específicas, veja as páginas para Rotina com Máquina de Abertura Frontal, Rotina com Máquina tradicional de Abertura Superior ou Rotina com Máquina de alta eficiência e de Abertura Superior.

Guia para rotina de lavagem

Baixe e imprima o nosso guia para rotina de lavagem, e customise preenchendo os espaços disponíveis com a sua rotina de lavagem!

Por que é necessário um ciclo de pré-lavagem?

Um ciclo de pré-lavagem separado remove qualquer excesso de sujeira das fraldas, fazendo com que o ciclo de lavagem principal seja feito em água limpa o que traz melhores resultados. A quantidade dentro da máquina não faz diferença para a pré-lavagem, somente para a lavagem principal.

A maioria das funções de pré-lavagem das máquinas de lavar roupas não faz um ciclo de enxágue com centrifugação, ou de remover a água suja antes da lavagem principal. Se a máquina tem um compartimento separado de sabão para pré-lavagem, tente usar essa função da máquina junto com o ciclo de lavagem principal, ao invés de só fazer a pré-lavagem separadamente. Caso você perceba manchas ou cheiro nas fraldas ainda após a lavagem, então talvez seja bom fazer a pré-lavagem separado.

Não precisa secar as fraldas após a pré-lavagem, apenas deixe-as em uma cesta arejada até a hora da lavagem principal. Caso ocorra algum caso de mofo, antes de colocar as fraldas no cesto, deixe-as penduradas nas laterais dele até secarem.

Pré-lavagem diária

O ciclo de pré-lavagem diária com detergente é uma opção benéfica que reduz o risco de desenvolver amônia e também reduz o mau cheiro na lavanderia significantemente.

Essa opção é particularmente útil para:

  • Fraldas noturnas (em adição à um enxágue manual, ou pode colocar direto no ciclo de pré-lavagem pela manhã, veja Lavando Fraldas Noturnas para mais informações.
  • Fraldas utilizadas por crianças mais velhas que tem urina concentrada.
  • Qualquer um que é sensível a cheiros em geral, ou onde a lavanderia é próxima das áreas de convívio da casa.
  • Para máquinas grandes.
  • Climas quentes e úmidos.
  • Se usando detergentes ecológico, sensíveis, ou a base de plantas.

Escolha um ciclo curto, de aproximadamente 30-45 minutos que agita, enxagua e centrifuga, adicione o detergente (veja o Índice de Detergentes para quantidades) e adicione no cesto arejado como normalmente.

Repita nos dias seguintes e complete com o ciclo de lavagem principal quando existir uma quantidade suficiente de fraldas/roupas sujas para encher a máquina. Cada fralda só precisa ser pré-lavada uma única vez.

Lavando poucas fraldas

Quando o número de fraldas com fezes reduz (por exemplo, treinando para usar o banheiro/penico), as fraldas podem ser lavadas à mão em água quente com uma quantidade pequena de detergente, centrifugada na máquina de lavar e colocada no cesto arejado até ser lavada com demais roupas sujas num ciclo de lavagem principal.

Mofo

Existem duas opções efetivas para destruir o mofo:

  • Hipoclorito de Sódio diluído (água sanitária). Hipoclorito de Sódio funciona bem em pouca quantidade e é efetivo contra mofo e esporos de mofo [1]. É barato e fácil de encontrar.
  • Ciclo de 90/95°C graus na máquina de abertura frontal. Essa opção não funciona para itens com elástico ou PUL, incluindo capas, AIOs ou fraldas com elástico.

Processo

O processo para remover o mofo é o inverso do S&S (Sanitização), primeiro sanitize, e depois remova as manchas causadas pelo mofo.

Sanitização

Veja as páginas com instruções de sanitização para S&S em pouca quantidades, S&S em Máquina de abertura frontal ou S&S em máquina de abertura superior contendo as informações sobre o uso de água sanitária ou ciclos de 90/95°C graus para tratar mofo.

Removendo manchas

Para remover manchas causadas por mofo, utilize produtos como Vanish, por exemplo. Veja as instruções listadas na embalagem, ou faça o processo de sanitização descrito nas páginas de S&S.

Vinagre

4.2% de ácido acético é efetivo contra um tipo de mofo, Penicillium chrysogenum, mas ele tem um pH de 2, o que é muito ácido. O baixo pH danifica os tecidos, por isso não é recomendado o uso. Veja essa página para mais informação sobre Vinagre.

Óleo de Cravo da Índia

Óleo de Cravo da Índia ou óleo de canela são somente efetivos contra mofo à 250ppm [2] [3], essa informação não está descrita na embalagem, então não existe uma forma de saber qual é a concentração de componentes ativos (cinnamic aldehyde e/ou eugenol), e por isso não é possível assegurar que o óleo será efetivo.